quinta-feira, 3 de abril de 2008

Lá fora...

Com que mundo faria hoje as malas e partiria?

Agora...lá fora onde tudo parece devorar-me. Lá mesmo no fundo onde cresci, onde vivi...onde vivo! Será que me posso perder nesta vida inconstante e partida?

O meu respirar não embacia o vidro do carro que serve de janela para a imagem que observo...lá fora...lá fora...





As luzes tremem com a ondulação macia e ténue de uma frequência de ciclos certos.
Tento de novo embaciar o vidro transparente que nada mostra e...continua a não embaciar...estou frio e vazio sem compreender, sem questionar...mas ali estou eu parado aguardando a resposta que já está dada mas continua imperceptível aos meus olhos nus.

Talvez nesta incerteza a vida me leve para longe...onde o calor existe e a felicidade está nos rostos e nas pequenas acções, sem retribuições, sem escolhas, sem, sem...sem...sem!

O mundo que me acompanharia, qual seria?

Onde encontraria...

...histórias perdidas
…momentos enquanto anoiteceria...partilhas...
…velocidade temporal!





Levaria parte do meu mundo comigo?

Enquanto anoitecesse teria eu a percepção que o que me rodeava era irreal ou real…

Sentir-me-ia só?

Lá fora...estaria eu!

…eu comigo!

E quando sentisse que tudo estava perdido, dir-me-ias que...

...estarias sempre comigo quando me sentisse só?


Viver...o que é isto?

...sonhos?
...loucuras?
...emoções?
...sentimentos?

…refúgios e pressas que nos cerram os olhos deixando-os cegos ao presente que se vive e perdidos num olhar do passado que retira a percepção do futuro...


Como se uma armadura em forma de muralha fizéssemos crescer em nossa volta, deixamos que os nossos erros e falhas com todos ou com alguém em especial nos prenda de viver e nos isole sem a convivência ou aquela palavra especial que ficou por dizer...

...depois...depois não houve tempo e já não haverá mais na vida, nunca mais!


Agora que tudo cai devagar num piso macio e o fim trás o recomeço…

Fico a pensar no que seria se tudo fosse perfeito, se nada me fizesse fugir...mesmo que algumas vezes de mim próprio...

O meu abrigo faz-me olhar com um avassalador regulador de tudo...o tempo!

Este que insere um ritmo certo e imparável na vida.

Hoje seria tempo, mas...lá fora, bem longe de tudo e de todos...sem levar nada do que dei...

Olharia com aquela sensação que nada se quebrou e que tudo segue uma sequência feita de balanços onde marcamos os nossos próprios compassos...

...

Com que mundo faria hoje as malas e partiria?

Seria seguro arriscar já...




Frequência de vida...


Mafalda Veiga - Um pouco de Céu


4 comentários:

  1. Lá fora... Cá fora... Fora do mundo que julgas ser seguro e que se ergue para que possas encontrar o abrigo, o teu abrigo... É difícil encararmos o mundo cá fora. Ele traz-nos muitas angústias, muitos medos, acabamos por nos confrontar com um retrocesso no nosso eu. Moldamo-nos de acordo com situações passadas e que teimam em marcar uma vida... Moldamo-nos ao que de bom nos acontece mas, infelizmente, moldamo-nos ao que de mal nos acontece. Vamos ganhando resistências, nem sempre as melhores... Mas é disso que somos feitos... Vivências, sentimentos, loucuras, riscos, decisões... Há matéria dentro do nosso ser que tem que ser aproveitada da melhor forma possível. E dentro de ti há tanto... Tens que aproveitar da melhor forma. Podes parar e olhar para trás? Não tem sido nada fácil pois não? Parece que o tempo teima em acelerar o processo das coisas e quando pensas que é agora que podes respirar um pouco melhor, voltas a perder a respiração. Mas podes parar e olhar para trás só mais um pouquinho? Vês quem esteve contigo nos momentos menos bons? Vês quem não desiste de ti? Vês aquelas pessoas que são tanto só porque um dia partilhaste com elas o teu ser maravilhoso? Vês quem te ama e quem tu amas? Vês o que construiste até aqui? É muito esforço envolvido. É muito Jorge desgastado... Mas também é muito Jorge realizado. É quando penso que não consigo ter forças para te dar que me lembro daquele sorriso... Aquele grande e sincero sorriso que contagia. E toda aquela alegria de viver que tanto mostras. Acho que aí sinto uma força a nascer, bem dentro no fundo de mim... Porque um dia me disseste que estávamos unidos para não deixar apagar a chama da vida... Não é que a tua esteja apagada, mas o vento é forte... Demasiadamente forte até... É ele que trás a incerteza... Mas é ele também que trás a mudança que temos de saber beber. Sem porquês! Custa pensar assim. Mas custa muito mais tentar encontrar respostas lógicas para certas coisas... Até porque acho que essas respostas não existem... São emaranhados de situações pontuais que criam toda a nossa vida. São as decisões, as inquietações, os devaneios e a vontade que determinam tudo o que hoje há para viver. E não és só tu que estás a passar por uma fase menos boa. Une-te a alguém... Aquele alguém que tem sede de ajudar ao mesmo tempo que pede para que o ajudem... Ou então deixa-te simplesmente ficar aí mas abre o mundo a quem à tua porta bate. Como tu próprio dizes "refúgios e pressas que nos cerram os olhos deixando-os cegos ao presente que se vive e perdidos num olhar do passado que retira a percepção do futuro..."... E eu agora pergunto-te... Vale a pena esse refúgio cego? Vale a pena lutarmos contra o tempo que não gosta de ser contrariado? E que andamos a perder nós? O que é que nos está a fugir sem que nos apercebamos? Tanta coisa... Tanta coisa mesmo... As coisas boas escapam-se de nós em 3 tempos... As menos boas persistem... Ou melhor... o tempo que elas residem secalhar é exactamente o mesmo... Só que temos a pressa de ficarmos bem, não queremos a dor que teima em machucar o peito e cada vez vamos aumentando o seu peso. O peso da armadura que usamos como defesa... Mas defesa de quê? De quem? Estaremos nós a defender-nos do que devemos? Ou defendemo-nos de quem nos tem tanto para dar porque axamos que não passam de meras miragens e acabamos entregues àqueles que pouco ou nada querem fazer por eles e por nós? E porque teimamos em magoar as pessoas que dizemos especiais? Será que tudo o que recebemos não nos chega? O egoísmo teima em nos cegar e pensamos que a melhor altura para dizer ou agir virá. Mas não há melhor altura do que o hoje, o agora, o já. Se todos conseguissem compreender isto tudo seria um pouco mais simples... Pelo menos facilitava. E se me permites um pouco mais a minha ousadia... Porque é que esperas pela segurança para arriscar? Porventura há algo seguro? Nem a vida o é... Por isso se quiseres partir por momentos parte. Viaja mais uma vez com malas ou sem elas. Leva.te a ti mas volta. Volta como sempre prometeste que o farias... Porque eu ficarei à espera que voltes... Que volte o grande sorriso, a força, a destreza, o amor, a vida e o risco tudo conjugada num grande Ser... Tu meu anjo... Tu!! =)

    Gosto muito de ti... Muita forcinha! =) E sim... Eu estarei sempre contigo quando te sentires só...

    ResponderEliminar
  2. Aqui estou eu lindo, raramente, mas sempre presente. Agora já percebi pq é que disseste para vir cá. Seguiste o meu conselho e tb foste tirar umas músicas do baú. É bom haver alguém que transponha para palavras sentimentos que por vezes nos atormentam e que quando devidamente reflectidos ajudam-nos a dar a volta aos problemas, pq a verdade é que há sempre uma maneira de mudar o que não se quer e de recomeçar. E por falar em recomeçar, se fosse para partir não faria as minhas malas com mundo nenhum, talvez pq ande revoltada com ele ou com quem habita nele... a conhecer o verdadeiro Homem e a não gostar daquilo que vejo. Mas o q vim aqui dizer, é que as coisas são imprevisíveis na vida e por vezes atormenta-nos a dor de não sabermos lidar com coisas que no fundo deveriam de ser de fácil compreensão, mas não o são, para pessoas q amam a vida e nós amamos e estamos rodeados de pessoas que amam a vida, por isso o que gostava de te dizer é q eu estou aqui e se for para partir, para um lugar, para novas descobertas, para novos rumos, então é para começar de novo e aproveitar de trás o que de bom aconteceu. E não poderia terminar sem deixar uma frase de alguém q como eu vai te ajudando a superar algumas dificuldades.
    "Fica no meu abrigo, dorme no meu abraço e conta comigo, eu estarei aqui... enquanto tu sentes que se quebrou tudo, eu estarei sempre que te sentires só".
    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  3. Bem como te tinha dito tava a custar comentar este poste... sentimentos me atropelaram com uma brutalidade que ainda mesmo vindo aqui escrever-te os sito enconstados ao meu ser...

    Um dia Ele resolveu que nos tinha de juntar... um dia Ele decidiu que havia alguma coisa que faltava nas nossas vidas e faltava mesmo... Na minha vida faltava este sentimento sabes? faltava um alguem que me fizesse acordar um pouco para o que estava adormecido nesta minha caminhada... Os dados tinham sido lançados e o jogo ja estava de pe meso antes de um de nós ter erguido uma palpebra... Entrei num sentimento sem retorno... Existe uma cumplicidade e uma força muito forte que nos une...
    Encontro em ti um ser que eu amo mt e que me faz feliz...

    Dou por mim a lembrar-me dos momentos de partilha, de silencio, dos teus abraços... a primavera dos nossos tempos... Dou por mim tb a imaginar as conversas que um ia iremos ter quando a folhos começarem a cair... e vejo-me neste momento com palavras acções... as nossas vidas sedentas de querer dar mais e mais sem nunca se cançar...

    Disseste-me um dia "A vida não deve ser desgastada na busca incessante de algo que existe a caminhar constantemente ao nosso lado..." Mas sabes mano é nesse momeno em que buscamos incessantemente por algo que nos tentimos mais realizados... Ele caminha sempre ao nosso lado e n é por isso que deixo de o buscar... e igualmente acontece contigo.

    "Desde que te vi
    quero te agarrar
    coo se fosses o unico

    os teus pes descançam nos meus sapatos
    canto esta canção para ti
    só para te ver sorrir

    Eu amo-te, eu amo-te
    Eu amo-te mas temos-te

    Quem és tu?
    Quem és tu?"

    Uma pergunta que faço todos os dias e so encontro uma resposta... Ele me abençoou e so tenho de aceitar...
    "Por quanto tempo?
    Quão forte ainda terei de ser?
    Como significas tanto para mim?"
    espero que esse tempo nunca acabe

    Para alem do David Fonseca ouve mais que me sussurraram e me disseram muito de ti como Carolina e seu Jorge...

    "Eu n sei parar de te olhar" é dificil depois de tudo deixar de olhar por ti… é impossível deixar de te tocar, deixar de partilhar, de abraçar…
    “E isso ai um vendedor de flores,
    Ensinar seus filhos a escolher seus amores” Ele soube bem ensinar o caminho que levou a encruzilhada em que teríamos de nos encontrar…
    “Vou deixar a rua me levar ver a cidade se acender, a lua vai banhar esse lugar e eu vou lembrar você” é difícil sabes mano… a vida traz-nos controvérsias… senti-me partir, senti-me a montar como se de um puzzle se tratasse, senti-me a voltar a desmontar… fui mau… fui egoísta… o meu coração palpitava forte e senti-me perdido… tudo me assombrava estava diante uma realidade que me fazia morrer a cada segundo… foi então que fui para a rua… sentir o vento bater-me na cara e fui ouvir as ondas e sentar-me a olhar para o horizonte que se expunha a minha frente… estava de noite, uma noite bela… o meu coração dava voltas e voltas sentia-o apertado foi então que respirei fundo e comecei a esboçar palavras ao vento com a esperança que Chegassem a ti… abri o olhar molhado e te vi em todo o que me rodeava e disse para mim… Tu tas aqui… e estarás comigo sempre… Um dia me disseste “E lembra-te sempre...onde estiveres eu estou contigo e para onde fores eu também vou. Pode parecer bom o que te digo e é, mas sabes que com isso também transportas uma responsabilidade e uma força...” Entao eu quero sempre ter essa responsabilidade e essa força estejas aqui ou do outro lado do mundo… e se um dia partires mesmo...

    Se esse dia vier quero que me leves contigo bem juntinho a ti, para que te possa pegar ao colo quando presisares… para que possa ver o teu sorriso e retribuir… para poder sentir-te… e quando esse dia chegar estarei ao teu lado a apoiar-te e a mostrar-te que somos e seremos um…

    ResponderEliminar
  4. É... a vida prega partidas... está tudo a tomar forma e, de repente, alguém te puxou o tapete e deixou-te no chão... assim! é nessas alturas que mais do que precisarmos de alguém para fazer por nós aquilo que não conseguimos, precisamos de alguém que nos dê um abraço nos olhe nos olhos e diga "Tu tens força, amigo!"
    Pois o que tenho a dizer-te é isso mesmo! Tens uma força imensa dentro de ti, amigo. Levanta esses olhos ao céu, respira a vida e volta a caminhar... "O caminho é feito ao andar."
    É claro que nem sempre é fácil... ninguém disse que era... (é mais fácil fazer 30Km e dar 3 voltas ao parque de campismo de scooter, cheio de dores num pé). Pareço um pouco cruel dizer as coisas desta forma, mas é a forma mais simples que encontro para te dizer o que digo! força nisso, a força vem de ti próprio mais do que qualquer outro! os abraços e os mimos estão presentes para te transmitir mais força. mas aquela que é fonte de energia e que te move, está dentro de ti... é Deus, o Pai que nos ama a todos incondicionalmente, e a ti em particular... que nos conhece pelo nome, pelo coração...
    mas aquele café continua à espera...

    um grande grande abraço, de mano

    amo-te, padrinho

    ResponderEliminar