segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

"Tens uma missão hoje..."

Foi assim que o Jorge me abriu este seu espaço. De uma forma tão humilde, às 00:47 do dia 7 de Janeiro de 2008, veio pedir-me que "cuidasse bem da sua janela". Eu tremi. As lágrimas começaram a acumular-se e o estômago contraiu-se. Este pedido já tinha sido feito no dia 25 de Dezembro (sem dúvida a melhor prenda que recebi) mas só hoje me consegui aperceber da responsabilidade que me foi incumbida. Definitivamente as lágrimas começam a cair...


(Suspiro... Inspiro... Expiro... Limpo o rosto... Aqui vou eu... =) )

Foi no dia 25 de Dezembro que recebi uma prenda fantástica, como já não recebia à muitos anos. Um grande amigo (por sinal Tu) pediu-me humildemente que eu escrevesse no seu blogue. Para muitos pode ser algo sem grande importância, mas para mim teve um gosto especial. Não é todos os dias que alguém nos deixa entrar assim em algo tão pessoal. É preciso coragem, até porque ele não faz a mais pálida ideia do que vou escrever. Mas confiou em mim... Confiou-me este desafio... Mas é só um dos tantos desafios que já me confiou.
O primeiro desafio foi mesmo o CF 1000. Ele e a sua brilhante equipa ali estavam perante mais um grupo de jovens que foram àquela casa para se encontrarem, para retirarem ensinamentos, para conhecerem novos jovens e para ganharem o espírito conviva, que só mais tarde descobriram o que isso era. É estranho estar hoje a relembrar o que lá passei. Não porque seja mau, mas porque é muito bom e dá-me aquele aperto, aquela saudade, aquela vontade de ir para o meu refúgio que é aquela casa... Por mais fria e velha que seja eu consigo sentir-me bem lá, lá tudo é simples e humilde, o mundo fútil onde vivemos não consegue entrar naquela casa. E parece que só lá ficam aquelas pessoas que têm força para se libertarem desse mundo.
Eu consegui libertar-me desse mundo mas custou imenso. Não foi uma tarefa fácil tanto para mim como para ti. Foi complicado perceberes a confusão que assolava a minha cabeça, foi complicado perceberes porque chorava quando queria rir. Mas nunca desististe. Essa é a tua grande arma. Tu não tens essa palavra no teu dicionário, e eu sou só mais um exemplo de que isso é verdade. E ao mesmo tempo que és corajoso, és doce e frágil. Como nós precisamos de ti também tu precisas de nós, da nossa força para te aguentares. Há muita gente que gostava de ter esse dom que te está no sangue... O dom da palavra. A forma como te exprimes e como nos fazes ver as coisas, o mundo, o que esperas de nós é tão simples que não conseguimos dizer-te que não. Acho que nunca conseguirei.
E se ainda formos mais longe e juntarmos a esta coragem, a esta doçura e a esta fragilidade a tua alegria, a tua música, a tua diversão temos o verdadeiro JORGE. =) Aquele Jorge que muitos gostariam de ser, aquele Jorge que muitos admiram, aquele Jorge que muitos amam. E foi num acto de amor que me desafiaste mais uma vez. Desafiaste-me a fazer equipa. Querias contar comigo... E eu, com muito medo mesmo, lá aceitei. Sem pensar. E reparei que são estas atitudes impulsivas que acabam por exigir mais de nós mas ao mesmo tempo conseguem ser as mais gratificantes. Porque eu acreditei e confiei em ti e Nele. Deixei que me levassem ao colinho... =) Fiquei esgotada, fiquei cansada mas estava feliz... Construi-me um pouco mais com a tua ajuda. Mais uma vez estiveste lá quando precisei... Apoiaste-me e não me deixaste desistir. Mesmo que não te tenhas apercebido fizeste-o. Porque não são só as palavras que educam. As acções também. E conseguiste-me contagiar com a tua força.
Mas essa força tende a enfraquecer ao longo do tempo... O 4º dia nem sempre é fácil... E por vezes sentimo-nos completamente perdidos. Eu nos últimos tempos senti-me assim. Sufocada, perdida, na escuridão. Mas mais uma vez conseguiste ser a luz ao fim do túnel. Isto parece tudo muito forçado mas acredita que não o é.
Neste último encerramento sentia-me muito bem por ter dado um pouco mais de mim a mais um grupo de jovens cheios de força, que começam aos poucos a amar Jesus como nós o fazemos. Mas isto de dar muito aos outros tem o senão de ficarmos em ruptura de stock =P Claro que nunca chega a acontecer porque essa força nunca se esgota mas ficamos debilitados. E eu estava debilitada. Mas eis que chegou a vez de falares. Eis que começaste, mais uma vez, a ser humilde, a expores as tuas fraquezas, mas ao mesmo tempo a mostrar a coragem que tiveste para dar de ti aos outros mesmo não estando a 100%. Acho que é isso que te realça no meio de muita gente. O dar, a entrega, o sacrificio, o amor pelo próximo. Estavas naquele palco e eu queria ir para lá ter contigo. E sabes porquê? Porque estava a chorar e precisava que me perguntasses: "Porque é que estás a chorar?" como só tu sabes fazer. Claro que não podia ir para lá. Então deixei-me estar no meu cantinho, a olhar para ti e a sentir cada palavra que dizias. Pareciam facas... Mas eu tinha de me libertar mais uma vez. Eu sei que custa mas tinha de ser. Não podia continuar acorrentada. Tinha de voar. Tinha de acreditar fortemente que tudo ia mudar. E assim foi. Depois de cair tinha de me levantar. E a música dos convivas lá veio ajudar a acalmar este coraçãozinho =) Foi uma noite muito rica que acabou conosco num grande abraço. Foi importante e deu-me vontade para continuar. Não só o teu mas também o teu. =)
Eu sei que o teu ano também não tem sido fácil. Foram muitas mudanças. Mas como um dia me disseste "Mudar é bom". =) Vou ficar aqui a ver as tuas vitórias e a apoiar-te nas derrotas. Comigo podes sempre contar. Acredita! =)

Depois de desbobinar muita coisa (acredito que muitos de vocês já estejam com os olhos em bico =P ) vou terminar esta postagem desejando a todos um bom ano de 2008. Tenham força. Acreditem e ponham em prática os vossos sonhos. Não tenham medo de arriscar. Se viverem bem convosco mesmos é meio caminho andado na boa vivência com os outros. Aceitem desafios. Sintam-se preenchidos. Sintam-se úteis porque todos nós somos essenciais. A vida está repleta de mistérios que dão um gosto especial quando são desvendados. Por isso, neste novo ano tornem-se ainda melhores do que já são. O bem e o bom nunca são demais.
Espero que tenham entrado neste novo ano com os 2 pés porque tanto é necessário estarmos firmes na terra como é necessário voarmos. Sejam felizes! E nunca se esqueçam Dele! =) Ele nunca se esquece de vocês.

PS: Tinha de deixar aqui uma Frequência de Vida...

Um sorriso no olhar- Maresia * - "Ama, agradece num sorriso quem te olha a chorar =) "




Um beijinho muito grande para todos os que passam por este brilhante Blogue! E um muito especial para ti Jorge:

"Enquanto não há amanhã... Ilumina-nos!" *

12 comentários:

  1. Cá estou eu..
    O post de hoje é a triplicar:textinho do melhor, no blog de uma pexoa tão importante, escrito por uma menina k me é tão especial =)
    Os dois deram-me uma "prenda" dakelas!

    Não sei ke dizer, a menina Ceci dixe mais ke o essencial... E há coisas k não é preciso dizer, basta sentir!

    Se calhar aproveito para dizer aos dois, pk nnca é demais repetir... ADORO-VOS!

    =)



    ***

    ResponderEliminar
  2. Olha, olha...atao...ah e tal...mas isto agora é assim???

    Andamos todos a rodar nos blogs uns dos outros é?? :P

    Manda-me escrever no blog dela pra vir escrever pro outros blogs...ai ai...:P

    Gostei mto do post e o que dizes é tudo verdade...nada a dizer...

    Bjinho pra ti...e um grande abraço pro dono do Blog....

    ResponderEliminar
  3. ...
    Bem que Grande Poste mesmo cecilia eu n te disse? vasta deixares ouvir o coraçao hehehe...

    Quanto a ti padrinho... Pois é esse nó na garganta... quantas vezes já nao os tivemos... quantas vezes já nao nos posses-te? queres a resposta? milhares de vezes milhares de segundos...
    e SIM n há muito mais para dizer ela teve bem disse tudo o que se podia dizer...

    sem palavras mesmo
    e quem passou pelas tuas mauzinhas ficará da mesma forma...

    descrever-te? nunca iria conseguir n teria palavras para tal, mas ela teve e bem boas amei hehehe

    um grande abraço padrinho
    e um grande bjinho cecilia

    ResponderEliminar
  4. ...pois é...

    Não estava mesmo à espera disto, deixei-te ontem aqui sozinha e fui descansar, hoje quando acordei já era tarde e não consegui vir ver estas palavras...

    Eu realmente tenho que ter juízo mesmo, a vida dá-me o que mais preciso...amor.

    Dá-me seres muito bonitos...lindooooooooossssssssssss :).

    Estou a tentar descomprimir, amiga...

    A verdade é que sinto cada palavra que me dizes de uma forma e sentido muito próprio que me empurra fortemente...muito forte mesmo e sabes uma coisa?

    ...eu aceito este nó na garganta que sinto agora neste momento e mereço-o.

    Afinal tudo é mesmo possível...tudo é verdade...e tudo tem uma vontade muito própria na minha vida.

    Tento seguir um plano que me está proposto, um plano de vida, de amor de coragem...mas também de fraquezas e fragilidades...

    Foi-me escrito num convívio, naquela casa...num pedacinho de papel vermelho e amarrotado estas palavras: " quando sentires o medo de lutar pela vida, olha para ti, olha para mim e pensa fortemente em nós"

    São muitas as sensações que transporto dentro de mim, dentro deste coração que vocês dizem ser enorme...mas nem sempre é como dizem e também é um coração escuro e um coração de mágoas próprias e provocadas nos outros que me rodeiam...

    É verdade que luto, sim isso sim, e realmente já estive muito próximo de incluir essa tal palavra que falas no meu dicionário, mas luto para que ela fique quieta e nova...sim porque ela existe na minha vida, eu tento é iludi-las com truques para que ela nunca se gaste com o uso...assim mantenho-a nova e o máximo intacta, entendes?

    Também tu és um ser igualzinho a mim, tens o que eu preciso para ser feliz, tens alegria, tens um sorriso, tens coração...e mesmo quando o sentes escuro e calcado, não paras de pelo menos tentar, não é?

    Aprendeste isso com o amor que a vida te mostrou que existe...e não fui eu só que te mostrei isso, foste tu própria que te deste a conhecer melhor e deste aquele passo...acreditar que é possível e é verdade.

    Carago miga, tb gostas não é? de me encostar à parede um cadinho...

    Mas fazes bem, é bom sermos encostados à parede, faz-nos pensar sobre muitas coisas e sentir que a vida é isto mesmo.
    É acreditar
    É arriscar, é sentir...
    É ser atirado ao chão no meu próprio blog para me fazer ver que o amor existe num Mundo cruel muitas vezes, imaturo na sua juventude, num Mundo banal e vulgarizado...

    A vida sabe-me bem mesmo com todos os meus sofrimentos frágeis com tudo isto a acontecer...

    Eu não sei o que dizer, amiga...começa a ser tempo de ser eu a levar na cara e a acordar, não é? Vocês andam muito audazes...

    Sabes uma coisa que te digo...

    Valeu a pena e continua a valer a pena lutar pelos sonhos...pela vida...pelo amor entre seres com uma diversidade real de sentimentos e vivências.

    Não vou dizer-te mais nada, até porque acho que nada do que disse deve fazer muito sentido a nível de português, mas já sabes...vai saindo e não volto atrás para corrigir, porque o que eu te quero dizer tu vais percebe-lo de certeza.

    Apenas digo mais duas coisas:

    Obrigado por existires, sem dúvida Ele não me engana...naquele dia olhar para ti...foi um momento difícil para ambos e eu carrego o meu coração nesses momentos, até porque tu agora já sabes e vais tentando entender-me aos poucos.

    E a outra coisa é que não poderia ter escolhido frequência mais linda que ouvir o meu afilhado lindo a cantar e tocar, lindo lindo lindo.

    Ai quando ele vir!!!:)


    Beijinho amiga e que o teu caminho seja e vá de encontro com o Dele, mesmo que estejas na sombra e perdida...nunca te vais esquecer da minha morada e a minha porta está aberta, tu sabes.


    xauzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderEliminar
  5. oh...que giro!
    Agr percebo pq me pediram p vir aqui hj! Mto bem pedido sim sr!! =)

    É sempre mto comovente vir aqui e ouvir-vos falar!

    Cecília, tu que com essa alegria, essa hiper-actividade (ou radioactividade????? lol), essa intensidade com que vives as cada momento nos cativas a cada dia e nos mostras como é bom viver em Cristo.


    Jorgito, o "homenageado" hoje no seu proprio post!! Não há direito!! loool Das voz aos teus amigos (e mto bem) e dp é isto! =)
    Não há mto mais a dizer depois de tudo o que a Cecilia disse...
    Obrigada por existires, obrigada por deixares que Ele se manifeste em ti! =)
    Continua a falar com o coração (gosto mto de te ouvir!!). Muita força! Nunca desistas! Nos momentos em que te sentes mais em baixo lembra-te d'Ele e lembra-te de nós!

    Um abraço fraterno aos 2

    ResponderEliminar
  6. Acho que aqui os "discípulos" do Jorge começam a sair da casca :P LOL Sim, é bom manter-te aí encostadinho à parede para poderes sentir o que nós sentimos quando o fazes. Para sentires aquele turbilhão de sentimentos a assolar a alma. Foi bom conseguir abanar a tua fortaleza. É sinal que tenho valor e que sou especial. E essa foi a grande conquista do meu dia. Foi o motivo de eu estar feliz e com um grande sorriso na cara. Obrigado por um dia teres aparecido e por m teres mostrado Alguém tão belo. Sim, através de um pequeno rádio, de uma pequena cassete Ele me falou. Naquele dia, naquela sala, com aquelas pessoas. Tudo o que estava preso saiu. E senti a felicidade ao mesmo tempo que me senti insignificante. Ao ler o teu comentário senti novamente o que senti nesse dia. É fantástica a forma como fazes que renasçam experiencias adormecidas... É por isso que senti aquela necessidade de voltar aqui para deixar mais umas palavras. De apreço e admiraçao por esse ser lindo que me acompanhará para sempre...

    =) Eu espero mesmo que a tua porta esteja sempre aberta... Um dia perceberás =) *

    Beijinho para quem é especial...

    ResponderEliminar
  7. pois eh... oh jorge eh isso tudo que tu disseste... e mais qualquer coisa que ele disse:)
    e "desistir" eh a palavra que martela mais vezes dentro das pessoas com um objectivo de vida... um plano... esse plano por Deus traçado. O belo desse caminho eh olhar para tras e ver que já tanto se percorreu e pensar que tb nao é este o momento de abandonar o trilho, por mais complicado que seja o obstáculo...

    beijinho pa tU, menina.

    ...e um grande abraço para ti, padrinho do coração:)

    ResponderEliminar
  8. Tenho saudades vossas... saudades do vosso conforto, da vossa amizade, das vossas palavras, dos vossos sorrisos, dos vossos corações... dos vossos colinhos...

    Sinto que me afastei de pessoas que me fazem bem...

    Sinto uma vontade enorme de me aproximar...

    Ler o teu blog é habito, querido Jorge, mas hoje realmente fui apanhada de surpresa... por essa menina linda que é um raio de luz em tudo o que toca, onde passa, onde sorri.

    Cecília um dia disse-te que ficas sempre na minha memória e coração e nunca te esqueceria porque tinhas o nome da minha avó... mas não te esqueço por muito mais coisas... também és única... aliás todos somos únicos mas há aqueles como tu e o Jorge que nos entram na vida só para nos fazerem bem...

    Como diz a Nita... ADORO-VOS!!!

    ResponderEliminar
  9. Acho que as melhores palavras, as palavras mais importantes para descrever a beleza da personalidade do Jorge são aquelas que nao conseguimos dizer, simplesmente porque ficam em silencio no nosso coracao, e transmitimos essas mesmas palavras em sentimentos de amor, de felicidade, de convivio, e de sobretudo, amizade!
    Ceci minha linda, es gaja pa por uns quantos a chorar com estes discursos tao belos! :P Mas tambem es uma pessoa com uma personalidade tao forte e tao linda, e a ti te agradeco por tudo e mais alguma coisa.
    Porque a vida e' mesmo assim... as pessoas sao-nos postas no caminho, e nao eh por acaso. Obrigada por voces, Jorge e Ceci, terem cruzado o vosso caminho com o meu.
    Hoje nao estou muito de escrever, e inspiracao eh o que nao me corre (quase nunca) nas veias... Por isso apenas deixo um graaande beijinho. Gosto muito de voces *

    ResponderEliminar
  10. Aposto eu que enquanto escrevia xorava como se nao houvesse mais amanha...
    Nos na garganta que nunca desaparecem mas adormecem e inda bem que existem porque assim sempre nos lembramos que houve algem que um dia nos fez adormecer um desses nos e que hoje tambem eu posso fazer o mesmo a esse alguem...
    Abraço pa ti e beijo grande a menina desconhecida do post :P***

    ResponderEliminar
  11. Muito especial. Deus é assim, fala-nos pela boca dos outros, serve-se deles para nos dizer o que quer. Os amigos, aqueles que nos dizem as coisas boas e as menos boas que não queremos ouvir, mas sabemos que têm razão, são muitas vezes portadores da mensagem de Deus. E tu Jorge tiveste uma mensagem muito bonita, mas também muito responsabilizadora.
    Continua a ser o que és. Deus fez-te assim por alguma razão, e sinceramente até gostamos.
    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  12. E como me consigo desprender deles? Eu volto e meia acho que perco a capacidade de ver bem. De entender o que esperam de mim. Parece que mergulho na escuridão e não sei que fazer... Precisava mesmo de olhar para ti e ouvir umas coisas... :( *

    ResponderEliminar