quinta-feira, 12 de novembro de 2009

"Caminhar Contigo...uma paragem possivel"




Pois é...chegou o dia de partir do comodismo da casa, do tantas vezes morbido habitual diário e partir na liberdade e expectativa.


Foi assim o desafio lançado, foi assim que quis que o aceitassem.


Foi num ambiente de intimidade e descoberta expectante que partimos juntos depositando tudo no valor confiança e aceitando assim caminhar de mão dada com Ele...


Os dados lançados para o desafio foram poucos e apenas os que pensei ser os essenciais para perceber se arriscariam, quase como que de olhos vendados, mas conscientes que eu não vos ia abandonar em lugar incerto ou sem um objectivo vincado de crescimento pessoal, humano e transcendente.


No momento da saída senti e percebi que o risco tinha sido aceite e a confiança era-me assim confiada...neste mesmo sentimento percebido, também senti que estava presente o receio e a dúvida do que seria este sair do habitual nesta noite e meio-dia seguinte.


Também eu senti algum receio como seria arriscar com vocês...algumas perguntas foram passando pela minha cabeça durante a viagem até Sever do Vouga.
Já arrisquei com imensos jovens, mas talvez nunca com tão próximos de mim e numa loucura forte de escolher um lugar isolado, sem qualquer ponto de luz ou comodismo mínimo...Floresta, montes, silêncio, escuridão completa no manto negro da noite e conhecimento de vida selvagem presente no local.


Mas hoje...hoje sei que apesar da loucura ser intensa e de questionar, é como ouvi dizer da boca da Marisa e guardei para mim


"...é difícil fugir de viver loucuras com o Jorge, porque é essa loucura que ele tem que emociona e apaixona a própria vida, tem um sabor bom arriscar assim e vocês vão começando a entender isto mesmo, não é?..."

E eu digo-vos que sim...vivo loucuras por Ele e pelos rostos que vou conhecendo ao longo da minha vida, porque encontro as melhores respostas nestas mesmas loucuras, talvez pela sua intensidade e cumplicidade...ou talvez porque seja muito exigente comigo próprio e as minhas dúvidas não sejam fáceis de encontrar sempre nos meios habituais e banais de uma vida que tomo como um fugaz momento de intensidades com necessidade de serem experienciadas e sentidas na sua profundidade.
Para isto...vai sendo o valor perseverança e confiança no Homem como ser Humano cheio de defeitos, que me vai transportando de lugar em lugar e coração em coração no meu contacto com o exterior mas um exterior palpável e visível.

Pois é Marisa, são muitas loucuras até ao dia de hoje, mas esta foi especial mesmo e veio trazer partes do puzzle que ando a montar de reconstituição...



Para os meus meninos do 11º Ano quero dizer que soube bem arriscar com vocês, penso que aprenderam alguma coisa neste fds e a confiança que depositaram em mim fez com que o caminhar com Ele fosse uma paragem possível, onde os picos a certo ponto se tornaram vocês próprios e é por aí que devem seguir o vosso caminho.


Picar e sentir a dor do picar é fonte de vida e fugir disto não trás o crescimento, mas sim o saber encarar de frente. Não estão sozinhos e sabem isso...


Agradeço a Deus pelo miminho que provocou em mim através do idealizar esta paragem e o enviar de forças para estar presentes pelos nomes de Mariza e Pe. Licínio.

Foi muito bom mesmo ter-vos por perto, e a vossa presença foi importante, acreditem.


Marisa...obrigado por tudo, pelo aceitar da loucura comigo e seres assim como uma tenda em forma de abrigo neste arriscar de fds.


Não esqueci os que faltaram, sei que nem sempre é possivel estarmos todos onde queremos, por várias razões e dificuldades, mas nada que não se vá conseguindo aos poucos. Para o resto dos meninos do 11º ano de catequese queria dizer-vos que forma lembrados e apesar de não ter sido possivel a vossa presença, estiverem sempre lá. Somos um grupo e mesmo quando separados ou ausentes temos que sentir isso mesmo, ninguém cresce bem sozinho e nenhum grupo sente intimidades nas ausências ou separações, faz parte termos mais força e coragem para possibilitar a nossa presença...haverá mais oportunidades, o ano ainda agora começou e podemos fazer tudo sem limites.




A Frequência de Vida especial para vocês...sintam as palavras sempre nas letras que cantam, não coloquem amarras numa música quando ela respira liberdade e vontades...Aprendam a esperar...Libertem-se com ela...


É no escuro que por vezes vemos melhor as palavras...força.


U2-I Still Haven't Found What I'm Looking For








Beijos e Abraços a todos, vamo-nos vendo por aí ;)

2 comentários:

  1. Amar a Deus é entregar-nos completamente a Ele e aos outros, e tu fazes isso de uma maneira tão expontânea, linda, libertadora, com Amor e tudo o que esta simples palavra contem na sua imensidão de significados.

    A tua capacidade de entrega, de dar, de aceitar, de arriscar, de desafiar e aceitar desafios é enorme e um exemplo.

    Tem que haver pessoas como tu, para podermos aprender e ensinar também, para podermos absorver e transmitir, a para podermos experimentar entregar-nos também.

    Sempre achei que te entregavas demasiado e aceitavas tudo o que te pediam com demasiada facilidade e depois terias recio do que poderia vir dai, mas reparo que pensas muito, ponderas até, mas nunca desistes de um desafio...isso é um exemplo, e é esta tipo de desafios e aceitações que te fazem VIVER!!

    A frase da Marisa, tem-se aplicado um pouco a mim, á medida que te vou descobrindo mais e melhor, á medida que me vais deixando entrar um pouco mais no teu mundinho e desafios. Pode parecer pouco amigo, mas como diz a frequencia de vida " ... but i still haven´t found wat i'm looking for..." e sei que enquanto assim me sentir que vou estar mais apreenciva a certos desafios.

    Mas vou aproveitando os pequenos e bons momentos e existem muitos que me vão e estão já a surpreender.

    Apenas isto: não desistas de me desafiar...

    Tinha saudades de absorver as palavras que pões neste blog...

    jitos

    ResponderEliminar
  2. pois é meu krido essa tua loucura é mm apaixonante.... o k faz com k seja impossível negar-te kk pedido..... quase aposto k se tivesse sido outra personagem kk a pedir a minha colaboração, tinha levado um não redondo por achar que ali era possível fazer algo tão maravilhoso... mas lá está é mm difícil fugir às tuas loucuras.... e digo-te além de todo o cansaço, nervosismo e medo, nesse fds foi realmente importante aceitar o teu desafio.... e tal como os teus meninos, que aceitaram o risco, tb eu me deixei levar pela tua loucura saudável..... foi uma paragem extremamente necessária para k fosse possível responder a algumas questões interiores....
    é verdade, tiveste k vir tu caminhar de Pardilhó para Sanfins, para me mostrar o quão belo pode ser o "fim do mundo" numa paragem com Ele....
    Acredita Ele está mm contigo, pois é Ele que te dá esse poder de inundar e picar os corações de todos com o Verdadeiro Amor....

    por ultimo só te digo isto:
    Obrigada por me deixares fazer parte da tua loucura!!!!

    beijinho enorme!!!!

    P.S.: Não era preciso mencionares o meu nome.... é k eu sou tímida e envergonhada.... mas podes smp contar cmg!!!!!

    ResponderEliminar