terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Passagem...[ Momentos ]...fim de Passagem!








Sabes quando te sentes a explodir por dentro?! Quando tudo...mesmo tudo vibra dentro e fora de ti e em tantos nevoeiros que te cobrem, tu continuas sem saber o rumo, mas continuas...

Sentir aquele inexplicável sentimento de não controlares nada em ti e doer-te na carne esta certeza. Quase como envolvido num espaço que de tão vazio te torna pequeno e incapacitado...durante esta passagem foi entre momentos assim e outros que me tornaram imortal que permaneci aqui contigo...comigo...em mim e em ti!

Fui e vou compreendendo que nunca fui, não sou e nunca serei fácil de entender. Não sei o que poderá provocar isto em quem me rodeia, espero que nada de mau. Mas nesta passagem fiz algumas paragens em portos seguros e em muralhas duras de derrubar que existem na minha cabeça, nos meus pensamentos íntimos e seguros por mim desde sempre e para sempre.

Parei em lugares e corações que me encheram tanto...

Não saberia ser de outra forma e em cada lugar que ia parando nesta viagem pelos meus pensamentos e vivências, chorei imensas vezes. São tantas coisas que depositaram em mim ao longo destes anos, são tantos segredos de rostos perdidos que choravam sem razões, com razões.

...corações destroçados que me deram o resto que tinham e depositaram a sua reconstrução nas minhas mãos...assim secretamente. Chorei muito ao rever lembranças escondidas já nos tempos, mas não perdidas, soube ser persistente e reconstrui aos poucos pedaços perdidos e frágeis, corações e cabeças esquecidas de todos e de tudo...mas almas que sofriam sozinhas no seu íntimo e gritavam tão baixinho que ninguém as ouvia.

Olhei tantas e tantas vezes o porque! E enfrentei-o sempre com o meu olhar de medos e fortalezas frágeis.


Momentos...


...momentos mágicos que em cada lágrima caída ia nascendo a vontade de viver e entender a vida na sua simplicidade que tantas vezes é mesmo complicada. Sorri depois e a luz daqueles rostos brilhantes apegaram-se a mim e eu a eles, os medos ia desaparecendo e ia agarrando a coragem de lutar ao meu lado por eles, sabiam agora que já não precisavam gritar mais, eu gritava por eles enquanto recuperavam as forças.


Hoje largo esta passagem, não como colocando um fim, não é isso. Apenas entendo agora com mais clareza tantas e tantas coisas que entraram em turbilhão numa cabeça que por si só já é complicada na sua natureza e nunca irá ser entendida na perfeição...porque é imperfeita.

Sabes...aquele lugar, aquele sorriso...

...aquele abraço e o bom dia da manhã, hummmmm...o bom dia da manhã meu Deus, como era bom e sabia bem ouvir-te. A falta a ausência trás as vontades adiadas e outras tantas esquecidas no tempo.
Mas hoje quero o meu mundo inteiro dentro do meu olhar e sentir que és assim, és diferente, és o que és...és IGUAL,na tua diferença.


Percorri momentos atrás de momentos desde uma infância nunca esquecida...nunca esquecida até hoje e são tantas pessoas, tantos seres humanos lindos na minha vida e tudo foi possível porque tu e Tu pensaste em realizar-me.

Então, que me pode abalar ou derrubar quando eu sou pensado por uma magia tão perfeita de seres imperfeitos com o sonhar do ser da perfeição.
Nada, mas sim não é fácil. Nunca será e muitas mais virão pressinto-o, no entanto seguro-me a Ti a ti e a ti e a ti...tu que és parte de mim, que conheci, que tive uma vivência contigo intensa, que tive uma magia contigo tão bonita, que tive...momentos.

Fim de Passagem...



O último momento antes do Natal, aquele que me mostrou de uma forma tão dura a tua e Tua persistência tão forte e segura...

Para todos eles dedico estas palavras e todas as magias que vivemos juntos. Para todos ofereço-me em presenças em lutas e vontades.






O natal, aquela magia tão intensa que me tocou demais e me colocou num barco tão frágil nessa noite...chorei demais...e depois fui abraçado por quem é carnal como eu e me trouxe ao mundo com dores, mas trouxe. Entrelaçado em mim estavam mãos de quem ajudou com um sonho de criança e me pediu para vir e ser pensado, afinal nasci pequenino e ele desesperou, agora já não desespera e luta comigo.

Saio de casa em lágrimas e o meu rumo é para junto de uma família que não é minha, que nunca foi, que nunca será...mas que uma família que me acolhe sempre desde criança, vou encontrar-me com o meu melhor amigo e que tanto anda a lutar também...

...sei que não posso entrar inseguro e não quero. Não visto mascara e apenas peço num falar vivo que me ajude a sorrir com vontades e me liberte. Entro e recebo uma prenda...uma prenda e sai o primeiro sorriso.

Momentos intensos em época estranha.

Hoje é o fim da passagem e deixo um momento especial, muito especial para mim.

Este foi aquele momento que sempre pedi que sentisse um dia, que me Ele me desse clareza para entender os sinais da minha procura e esse momento chegou e eu fiquei feliz no meio da tristeza e entreguei-o nas vossas mãos...agora é a vossa vez de lutar e seguir.

Então neste meu adeus, senti um sabor muito profundo e sei que tu estiveste lá comigo e me ajudas-te a falar para todos e acompanhas-te este miminho que me fizeram e entregaram...soube bem receber, soube bem receber mesmo.

Por todos estes momentos sou eu...


Saberei sempre amar-vos a todos estes que mencionei aqui sem nomes, porque todos sabem quem são e sentem na pele cada momento.

Para todos o miminho que o meu "maninho - Nuwanda" me ofereceu em conjunto com tantos amigos que trago e levo comigo para sempre.


Então a Frequência de Vida hoje é esta...e deu-me Vida,amigos.



Título: Instrumento de Deus









7 comentários:

  1. pois... (por onde começar?)

    cada vez mais tenho a certeza que te tinha de conhecer, que este convivio tinha de ser o meu e que tinha de ser feito contigo ali ao meu lado, para me mostrares que não posso deixar que este brilho se apague, Ele conta comigo, a Igreja precisa de mim. E eu não posso parar, eu não quero parar!



    A vida é feita de momentos, e é a maneira com que te entregas a esses momentos que os torna especiais...e acredita que algumas das lágrimas que de mim saíram em alguns desses momentos foi pela oportunidade que Ele me deu de viver este convívio com este essa equipa maravilhosa, que estará aqui ao meu lado sempre que as situações tempestuosas surgirem, situações essas que vou enfrentar com uma maior garra porque vocês ajudaram-me a ver a grandeza que Ele tem na minha vida! Ele é o nosso porto de abrigo.
    Ainda bem que não sabes ser de outra maneira, porque é assim que eu gosto de ti, é assim que tu ajudas quem te procura, porque quem te procura precisa desse Jorge verdadeiro que és tu!

    Se nós te ajudamos, acredita que tu também o fizeste comigo e com eles. Vocês são todos especiais e este convívio veio no momento exacto!

    Anseio imenso pelo nosso reencontro, acredita amigo!
    Gosto muito de ti :)

    C.F 1086 aqui nos meu coração sempre!

    bjinhos com sabor a saudade


    P.S.

    ResponderEliminar
  2. Hoje vais-me desculpar mas não vou seguir a tua frequência de vida. Vou viajar para momentos antigos tão nossos, que tiveram como banda sonora músicas como o Lume... E é ao som desta música que vou escrever-te.
    Sinto que isto não é mais um comentário neste blogue... mas antes uma forma de (tentar) chegar a ti.
    Somos brindados por actos tão simples e grandiosos vindos de ti que acaba por ser sempre um desafio, um grande desafio dar-te um feedback =) *
    Mas não é uma obrigação... É uma necessidade que cresce dentro do peito e nos faz querer passar para palavras tudo o que sentimos.

    Queremos e precisamos simplesmente de explodir...
    Explodir para dentro e sentirmo-nos pequenos, com medo de falhar... Ou revirarmos o mundo e explodirmos para fora em tom de imortalidade...

    Lembro-me de trajectos que percorri para te entender... Lembro-me das noites perdidas a pensar se realmente não ia desiludir... Lembro-me das lágrimas que teimavam em sair simplesmente porque não sabia o que pensavas e sentias... E foi aí que me ensinaste a sentir com todo o meu Eu. E consegui entender-te em parte... Nunca totalmente mas o essencial.

    Comecei a perceber palavras duras, depois um rosto que não me oferecia formas graciosas e por fim a entrega do sorriso no olhar. Foi o auge do meu Eu no aconchego do teu Eu...

    E gosto de olhar para trás e sentir que o que nos une hoje tem momentos bem delineados, bem marcados, facilmente perceptíveis e eternos. E esta eternidade pode ser lume, porto seguro ou simplesmente fuga...

    E são todos os momentos da nossa vida que constroem o tesouro que temos em mãos e que está constantemente a ser posto em risco...
    Tens depositado em ti o teu valor real. Chega a ti por segredos, por lágrimas, por confiança, por necessidade de um refúgio. E diferes em muito de outras pessoas porque arranjas disponibilidade na tua indisponibilidade e nunca te esqueces de uma causa que aceitas como tua. E isso é raro, muito raro...

    As recordações apertam-nos o corpo e a alma, ao mesmo tempo que dão aquela sensação de prazer por termos uma história vivida, criada, animada e encenada por nós com a orientação dAquele que nunca nos abandona. E é este alinhar dos sinais, dos simbolos que nos faz chorar... Mas nada está perdido, pois algo só se perde se o esquecermos para sempre...

    E é quando vejo de fora os novos momentos que te foram oferecidos que mais tenho certezas de tudo o que criei, disse e escrevi um dia só para ti. Não me enganei e espero nunca me enganar. E se me enganar que seja porque tens mais valor do que aquele que te dou =)

    [Continuo a acompanhar esta tua passagem, agora com outra frequência... Vou fazendo com que ela "Ilumine" mais um pouco desta minha oferta para ti :)]

    E com mais um desafio, um desafio gigante que só os corajosos o aceitam da forma que aceitaste, eu fiquei a ver mais uma libertação e entrega deste ser que admiro... E, ironia ou não, fiquei na "bancada" o tempo todo, orientando com toda a humildade o trilho da perfeição para que pudesses brilhar mais do que estavas à espera =) *

    E se o Natal é tempo de seguirmos a estrela que brilha, é tempo de vivermos, é tempo de darmos vida e trazermos amor e paz porque não o fazer? Eles fizeram... Aceitaram-te desde sempre! Tu fizeste... Entregaste.te a eles desde sempre... E essa é a beleza da ligação que vos une e que de perto vi nesse dia. No frio daquelas paredes, no pedido inesperado retirei a mais bela das prendas... o sorriso de ternura que agradece a nossa dedicação. E aí vi que a mudança estava a começar a brotar de ti... E estavas de vermelho... O amor, o calor, o Jorge Valente! =)

    E, agora sim, posso ver e ouvir a tua frequência... Agora necessito da Chuva fértil que me faz caminhar, necessito de Fazer Parte desta passagem e necessito de Viver la vida... Preparaste-me bem aconchego da minha vida! Agradeço a simplicidade que plantaste em mim...

    Aceita o meu simples comentário que não diz mais do que aquilo que te queria mostrar pessoalmente mas não posso... Hoje não posso... Mas poderei daqui a uns dias... E não trocarei isso por nada!

    Transcede-me com o sorriso maduro e frágil que brota desse rosto cansado mas sedento de momentos e novas passagens!

    GMDT meu anjo *

    Um beijinho muito grande*

    ResponderEliminar
  3. Jorgito quido

    Estamos tão encurralados em pensamentos sofre o futuro e o passado que nos esquecemos do que estamos a experimentar.

    De saborear o café, o chocolate, aquela pessoa, aquelas pessoas, de nos deixarmos simplesmente envolver pelo momento, pelo agora, pelo parar.

    És muito intenso e complexo, exige-te portanto uma atenção redobrada sobre ti próprio - sê mais levezinho sim? só um bocadinho mais leve, amigo.Saboreia a vida nos pormenores, são tantos...sem pressas senão não os vês.

    Sem pressas meu amigo senão ela engole-te.

    Dão-te tantos miminhos, com amor, com pormenores incríveis ( adorei o cenário -a roda dos ventos)

    Esta familia é tua sim, porque te amamos, desde sempre.

    A foto é muito bonita, mudaste muito fisicamente, estás muito muito muito muito mais bonito agora ( a mamy a falar) ou a tia? não interessa, és nosso e acabou!

    Mais devagarinho amigo, respira, sente-a e pára sempre um bocadinho, literalmente, pára!

    Sou um "ti" nesse teu universo, serei um "ti" para te aquietar.

    Obrigada pelos momentos contigo

    Bj
    Cila


    Eu sei o quanto estavas triste naquela noite

    ResponderEliminar
  4. Pois é... isto é um milagre eu vir aqui fazer um comentário. Talvez porque me perguntas muitas vezes se o fiz. Faço-os todos os dias, porque é me dado o “privilégio” de estar contigo pessoalmente. Leio o que escreves de maneira diferente do que qualquer pessoa que comenta ou lê o teu blog, porque tento ver nas interlinhas se estás a tentar fugir de ti mesmo. Mas nem sempre consigo perceber só através de palavras.
    Disseste carinhosamente para o vir ler, porque estavas feliz e sentias que algo estava a começar a mudar. Está amor? Dentro de ti espero que sim, mas ainda não tenho certeza, por isso tento estar muito atenta para ver se não andas a esconder os teus sentimentos de ti mesmo e sabes que sou bastante perspicaz.
    Escreveste no blog a propósito dos que te procuram para recuperar forças “sabiam agora que já não precisavam gritar mais, eu gritava por eles enquanto recuperavam as forças.” E quem é que gritava por ti amor? Muita gente, mesmo tu não qurendo e dizendo que não é nada, para não nos preocuparmos.... Pois sempre foi assim, sempre deste tudo aos outros e sempre desejaste tão pouco para ti. A verdade é que é difícil penetrar no teu mundo, mas não impossível.
    És também das poucas pessoas que admite que é imperfeito, mas que busca a perfeição, mas tu sabes que nunca a vais encontar. E ao contrário de meio mundo que te ama, eu conheço as tuas imperfeições e tu sabes que és difícil... somos todos. És uma pessoa tão fácil de amar, que depois quando precisas de um “abanão” são poucos os que te conseguem dar.
    Olha amor há uma coisa que me motivou a escrever, foi o comentário da cila “sê mais levezinho sim?”. Não exijas tanto de ti querido, há alturas que é preciso rebentar com quem precisa rebentar também e não longe de tudo e de todos. Há cinco anos que tento fazer com que percebas que é bom sofrermos juntos para depois podermos seguir em frente os dois juntos, percebes? Se sofrermos separados nunca vamos conseguir conhecer as nossas verdadeiras fraquezas. Aceitas o desafio? Já to fiz esta semana, aliás estou constantemente a fazê-lo. Lembras-te do combinado lindo? Eu tenho mais paciência e tu falas mais, resultado eu não tive paciência e tu continuaste na mesma. Mas vamos tentanto sempe, porque o que nos une é especial e só Deus sabes :) Amo-te querido.

    Ana

    ResponderEliminar
  5. Tens uma guitarra muito gira. Muito mais gira que a outra e de certeza com muito melhor som. Se com a outra fizeste o que fizeste, imagino o que vais fazer com essa. Mas primeiro vais ter que aprender a tocar à esquerda... ou melhor, apartir de agora vais "tocar" noutra posição... Dá pra ver na foto que ainda não tens muito jeito pra tocar nessa guitarra, mas assim que começares... nem quero ouvir o barulho que vai sair dela... Pôe-me essa guitarra a tocar bem afinadinha, usa bem todos os tons que tens ou teu dispor, e dá-lhe ritmo... Todos te queremos continuar a ouvir tocar. E todos queremos continuar a sentir o teu toque...

    Ps. que mania é essa de dizer sempre que eu estou a lutar. Eu estou a VIVER e acho que nunca me senti tão bem...

    Luz

    ResponderEliminar
  6. Ola...

    ...sabes, li e reli imensas vezes esta tua passagem...
    ...tentei perceber, tentei ler nas entrelinhas, tentei perceber o que não estava lá...
    ...demorei uns dias para deixar aqui o comentário, que pedis-te a todos nós, nós que te pertencemos também, para escrever aqui.

    Já te disse muitas vezes, que é tão dificil exprimir por palavras o que me transmites...e que o teu abraço transmite tudo, acalma e dá paz...que a vida fosse tão fácil como abraçar-te... só tenho pena de o poder poucas vezes.

    Fiz o convívio há quase 3 anos, muita coisa mudou em mim, não fiquei perfeita, não deixei de cometer alguns erros, mas fiquei com algumas coisas que não teria se não tivesse aceite fazer parte desta família...

    ...amigos, pessoas que podia houvir e que me houvem, acreditei ainda mais n'Ele e apesar de tudo nunca me virei contra Ele, sempre afirmei que Ele é o meu melhor amigo...

    Este ultimo convívio (1086) não foi o meu, mas viviu como se fosse e por causa de ti, acho que percebes-te isso; porque quando me disseram que ia ser o teu último chorei de Viseu até casa a pensar em tantas coisas, pensei que estavas a fazer umas asneira, que não nos podias fazer isso... fui egoista, até perceber que não nos deixas, que continuas sempre connosco, mas principalmente porque foi uma opção tua.

    O teu blog é para mim uma luz, um porto seguro em muitas alturas, como consegues fazer isso?

    És um ser lindo, mas digo-te uma coisa: pensa mais em ti, também, não queiras ficar com os problemas de todos nós... pode ser muito...

    Gosto muito de ti amigo, muito da pessoas que és, do ser Humano magnífico que és, e da pessoa que acho que todos gostávamos de ser um pouco mais...

    Estou aqui agora mais do que nunca, conta sempre comigo...não deixes de nos ar sempre este cantinho.

    Boa continuação de caminhada...

    ResponderEliminar
  7. De um modo simples, sereno, e consciente, é q t digo que, por muitos dias antes e depois do 1086, me perguntei "mas porque é que o jorge me deu o ENORME privilegio de fazer parte da sua ultima equipa?"

    E eu conclui...

    faz parte.

    :) Gosto bastante dti, e acho que isto chega para saberes o quanto*

    ResponderEliminar