sábado, 28 de fevereiro de 2009

As coRes de uMa vidA!





Como navegar nas cores de uma alma, como sentir a surgir algo de bom, como segurar esse sentimento...


Seria assim um inicio de uma busca, de uma viagem por entre os seres humanos que conheço e vou conhecendo ao longo da história.


Esta história que tem um valor incalculável...é a minha! E de tão intensa e provocante torna-se especial para mim.


As cores de um dia podem trazer mesmo na escuridão a magia de cada uma individualmente...tão reluzente e atractiva que me prospera na imensidão de uma sopro maior que eu, maior que um coração, maior que a própria vida que consigo transportar dentro de mim.


As coRes de uMa vidA...


Tenho a vontade de dizer que tenho tantos pincéis para variadíssimas formas e sensibilidades que o meu estojo abre-se para as diversas mãos que me moldam e pintam!
Quase sem grandes vazios alguns vão pintando...pintando, pintando talvez numa tentativa de completar a tela da sua imaginação.
E sei lá!
Gosto muito da imaginação de cada um e de certa forma a tela que escolheram para pintar, que sou eu, vai ficando mais preenchida...mas nunca será de ninguém por completo e sei que será assim.


Nos últimos tempos são tantas as pinturas que em momentos de ruptura senti-me preenchido demais e com cores que não eram a minha tonalidade, deixando-me confuso porque afinal...


...afinal a tela sou eu! e a magia é minha, logo sou eu o responsável pelas cores e pincéis que me deixo tocar.



ahhhhhhhhhhhhhhhhh...aquele suspiro de vamos lá! começa de novo e sei-o hoje melhor que ontem e menos que amanhã que As coRes de uMa vidA são a minha...ARMA.


E esta arma é boa não serve para ferir e apenas para navegar com os pintores da minha vida.



O Carnaval trouxe alegria, trouxe um basta! trouxe coisas muito boas mesmo e deu-me um pouco do que procurava...alegria e libertação de um sentimento de perda.



Andar escondido numa alma carregada que não vê bem qual o caminho, serviu também para entender de forma diferente as coisas...


Meus Deus como eu adoro VIVER.


Daria agora assim um daqueles sorrisos que vêm de dentro e estes pintores conhecem, um sorriso natural sem esforço...estou a da-lo mas não dá para mostrar o momento...



Porque vale a pena sentir, porque sou imperfeito, porque reconheço que tenho dificuldades e simplesmente porque não sei amar de outra forma senão pela entrega total...hoje As coRes da Minha vidA estão bonitas porque vos deixei tocarem-me e me deixei esvoaçar com o vento toda a minha vida.


Sempre com medos, receios...mas também disposto e forte para avançar e acreditar que consigo melhorar.







Frequência de vida para hoje e é esta porque houveram muitas noites assim e muitas ainda estarão por vir...se é que me entendem.



UM beijjjoooooooooooooooooooooooo assimmmm muito grande.











Amy MacDonald - This Is The Life



6 comentários:

  1. E bom ouvir-te dizer que adoras viver!...

    gosto de te ver animado.. com essa força que te caracteriza!

    humm e esse teu sorriso :) sim um sorriso contagiante..

    bejinho para ti menino cupido ;)

    ResponderEliminar
  2. Gosto da música...
    Obrigado pelo animo na noite de anos da CáTia e Cecília!
    Desculpa se te pisei os pés ;)

    ResponderEliminar
  3. Um pequeno sopro:

    Porque gosto de ti, porque gosto da pessoa que és, e porque sei que lutas, mas lutas como todos nós...na busca, na tristeza, na alegria, na confusão, na incerteza...desta vida

    Porque gostei da frase:

    "...afinal a tela sou eu! e a magia é minha, logo sou eu o responsável pelas cores e pincéis que me deixo tocar."

    Sim, temos responsabilidade na nossa vida, temos o dever e a responsabilidade de a desenharmos ao longo desta curta ou longa vida, mas nem sempre as cores são as mais quentes ou coloridas...

    Espero que as tuas estejam mesmo a aquecer, a ficar mais coloridas

    ... e o sorriso, sim...basta fecharmos os olhos para o recordar-mos, porque o conhecemos bem...

    Porque és um Amigo

    ResponderEliminar
  4. E porque partilhei alguns minutos do Carnaval contigo... e gostei taaanto de te ver sorrir! percebi que estavas a ficar bem...=)

    E hoje reparo neste teu post que fala de cor e de colorir a vida! Sim, também ando a precisar de colorir a minha vida (acho que todos temos momentos destes)e preciso de "Dar Cor". (http://paineisdeaveiro.blogspot.com)
    Curioso? Não... porque nada acontece por acaso!
    Bjinho!

    ResponderEliminar
  5. Por alguma razão especial nunca gostei do preto, o que é interessante porque até me fica bem. Também nunca gostei do vermelho, também é interessante o porquê de começar a usá-lo. Pensando bem não desgosto do preto, mas a verdade é que quando vou às compras não consigo escolher uma cor. O meu armário é colorido, cheio de tons fortes, azúis, laranjas, amarelos, vermelhos, verdes, rosas, roxos... Um dos meus adereços preferidos é um cachecol que tem todas estas cores. Fica bem com tudo, quando o coloco o dia fica mais brilhante. Tudo isto representa aquilo o que sou e são estas as cores com que pinto o meu mundo, ao sabor do meu ânimo e da minha vontade de estar. Do lado oposto ao meu armário tenho uma estante com gavetas. Parte do que está lá dentro é também um pouco da minha vida. Na primeira gaveta guardo preciosamente alguns livros de literatura infantil (alguns porque não cabem todos). Os meus preferidos são aqueles em que o ilustrador faz uma pintura que me deixa voar para além da história, aqui não gosto de cores fortes, gosto de tudo em tom de pastel, como sempre gostei. “A Ana tem uma grande capacidade de imaginação, conjuga muito bem as cores, pinta dentro dos limites e só usa tons pastel, que é muito fora do comum para crianças da sua idade”. Foi mais ou menos assim a minha primeira avaliação aos 6 anos. Já a minha querida professora sabia que eu só gostava de usar tons pastel. São mais suaves, menos agressivos e agradam a todos os que os veem. Detesto pintar a marcador, borrata, trespassa, é agressivo para quem vê. Também não gosto de pintar a tinta, não tenho jeito, borrata. Lápis de cor, simmmm... :)
    Foi com lápis em tom de pastel que comecei a colorir a tua vida. Comecei de maneira suave, para não sair do limite do contorno que tinha definido. Nalguns sítios tive que esbater com os dedos, para definir as sombras que íam aparecendo, noutros sítios deixei mais claro, para poderes ver como a tua vida tem sido brilhante.
    Adoro pintar diferentes telas com os meus lápis. Tenho imensos, consoante as necessidades daquilo que pinto. Não gosto especificamente do azul e do verde, mas de todas as cores que existem entre o azul e o verde. Gosto de tudo o que existe entre... o meio termo é sempre o melhor. Acho que foi por ter admirado tantas vezes o arco-iris.
    É bom saber que a tua tela vai sendo colorida de diversas formas e com diferentes materiais.
    Dizes que a tua tela “nunca será de ninguém por completo e sei que será assim”. Cuidado com as afirmações que fazes, a vida pode mostrar-te o contrário. Senão, olha para o desenho que pintei com os meus lápis pastel, ele está terminado, não ficou por terminar, porque eu tive que reeinventar novas formas não de colorir, mas de transformar os teus dias. Então fui me aperfeiçoando numa data de técnicas. A costura foi a última de todas. Cosi uns saquinhos e coloquei paz, ternura, calma, silêncio, dedicação e respeito lá dentro. Deixei um laço a fechar para que pudesses abrir sempre que precisasses. Aprendi também a fazer padrões grandes e repetidos, porque sei que alguma rotina é essencial para haver estabelidade na nossa vida (mas só a necessária). Descobri que o contorno dá mais beleza a tudo e define com clareza aquilo que ainda não conseguimos ver. Consegui fazer ainda outras coisas muito mais complexas. A dada altura consegui separar camadas de uma mesma peça e deixar aquela que é essencial para trabalhar. As que não interessavam, coloquei no lixo e a mais importante era trabalhada. Com esta técnica, aos poucos, fui conseguindo ouvir e sentir o que sentes, retirando as camadas que te protegem, do mundo e de ti. Consegui chegar até à tua beleza. Ainda mais difícil, consegui chegar lá sem te perceberes e o mais especial é que chego sempre que quero sem ter que pedir licença. Dizem que isto se chama a técnica do guardanapo, eu chamo astúcia, inteligência e muitos anos de convívio e preserverança.
    Na minha terceira gaveta da estante guardo todas estas ferramentas que me permitem embelezar a vida das pessoas que me merecem. Lápis, agulhas, feltro, guardanapos, colas, purputinas, fimo, juta, linho, tesouras de bico, etc. Todos este materias ajudam a compor o mosaico da minha vida, mas são elas também que eu uso para tranformar a tua, devagarinho, sem pressa, utilizo as melhores técnicas e aplico aquelas que sei que posso aplicar, no momento em que podem ser utilizadas. Mas fica atento, porque adoro aprender e adoro trabalhos manuais e quando menos esperares eu chegarei lá, porque sabes que é possível, porque sabes que sim...porque a minha imaginação não tem limites. Agora a pouco e pouco começo a pegar nos lápis, porque deixei-os quando pintei o teu retrato e alguma parte da tua vida. Foi quando pintei a tua vida que necessitei de aprender outras técnicas para te descobrir. Agora numa fase mais tranquila pego novamente nos lápis... apetece-se colorir sonhos... mas sempre em tons pastel, utilizando as técnicas necessárias e uma afiadeira para ir aperfeiçoando o bico. São estes os novos projectos que guardarei na segunda gaveta da minha estante.

    ResponderEliminar
  6. :DDDDDDDDDDDDDDD

    Que bem!Fico contente.


    beijinho da Graciete

    ResponderEliminar