domingo, 17 de agosto de 2008

Presença...Silênciosa Despedida...

Eram +/- 15h30m quando percorria um corredor de cores cinzentas e janelas de frias claridades...pedia baixinho para que tivesses melhor e sorrisses para mim numa ou outra troca de uma frase...palavras mesmo que soltas fossem.

Pedi com muita força mesmo...que proferisses um som estruturado que chamamos de linguagem oral e soltasses palavras formando frases sobre como estarias a sentir-te.

Toco à campainha e olho para o teu lugar físico habitual daquela sala fria e cheia de irrealismos ambulantes em corpos perdidos buscando uma saída...

Lá estavas tu de costas e o meu coração batia tão forte que quando te olhei tive a maravilha do meu pedido atendido...

Sorriste para mim..."olá" disseste tu e ali ficamos a conversar sobre coisas. Estavas tão bonito com aquele pijama azul de ceda que a mãe estava radiante de te ver assim bonito.

Sorrias e falavas, falavas e sorrias como que tivesses descoberto o caminho da libertação e uma força via-se crescer em ti de novo.
Liguei ao mano novamente e disse-lhe para vir ver-te...estava difícil ele conseguir chegar, mas veio...e veio porque assim tinha que ser, ñ era?...

Veio a noite e nasceu a manhã...e foi o acordar mais estranho de uma vida.

Fui o escolhido por ti...doeu muito receber a noticia, e custou demais dá-la...

Foste necessário durante todos os milésimos de segundos para nós. Agora eras necessário para onde foste.

Sabes que concluíste uma obra...a tua luta de vida somos nós e eu entendi cada sinal teu ao longo dela. Fizeste-me forte, ensinaste-me montes de coisas que me sustentaram e me ajudaram a sustentar...
Sabes que dói porque sei que sabes, mas não me vais largar nunca e contigo vou conseguir...nós todos vamos conseguir, vais ver.

Tantas vezes te disse nestes últimos dias..."acredita pai, tu vais conseguir nós estamos aqui para te ajudar" e tu dizias-me " tu não sabes o que dizes filho, já tudo está perdido, não vai haver escapatória possível", não sei o que querias dizer com isso, mas de novo te digo agora..."eu continuo a confiar em ti e eu sou parte de ti para sempre, vou lutar sempre, sempre, sempre como tu o fazias"

Ontem quando falava contigo perguntava se valia a pena...acho que percebi o que me disseste.


Sabes foste um guerreiro para toda a família sempre e isso faz de ti um herói verdadeiro...aqui não existe espaço para ficções ou fantasias...tu foste real e verdadeiro e viveste no meu tempo, vi-te com os meus próprios olhos para que quando duvide algum dia possa repensar toda a minha vida e acreditar que é possível porque...porque...tu exististe e eu cheirei-te, senti o teu toque, o teu sabor...o teu Amor.

E tudo isto se vai ter que se sustentar neste valor máximo e difícil de gerir...o Amor.


Deixaste-nos um sorriso no teu rosto como que dizendo...força eu estou bem e confio em vós.

Agradeço-te esta tua última forma de expressão calma, serena e feliz...entendo-a como realização de vida e como força para nós. Faremos por isso, acredita.

Estiveram muitas pessoas tuas amigas, muitas delas vieram de longe para dar um abraço e simplesmente dizerem que estão para o que for preciso. Nunca pensei como seria duro ouvir estas palavras...mas os teus amigos, os nossos amigos...vieram não só porque tu eras quem eras, mas porque tu foste sempre um pai e os teus ensinamentos vincaram muitas, muitas pessoas à tua volta.


Eu simplesmente gostaria de agradecer a presença de todos, porque sei que o meu pai o faria, não porque se deve ou fica bem agradecer.

...apenas porque houveram muitas pessoas que doeu só de olhar para a presença delas, pela vivência que temos com elas, por tudo, por tudo...

Então por favor deixem-me agradecer-vos a todos, mesmo a todos pela vossa presença e o vosso amor por mim, pela minha família e especialmente pelo meu pai.


Dizem que os heróis não morrem...vivem eternamente. Para mim viverá sempre no meu coração e nas minhas recordações em forma de filme de vida...que são todas excepcionais com ele, não tenho uma única má para recordar da vida dele...isto também me tem ajudado muito.



Beijos para todos vocês amigos(as).



Vou deixar hoje a minha frequência de vida que mais amo, porque é isto mesmo que a Mariza canta nesta música.

Portem-se bem e...vamo-nos vendo, tá bem.



Mariza - "Chuva

5 comentários:

  1. É verdade mano, o sorriso estava estampado na cara dele, um sorriso de satisfação e de posperidade, pois ele criou em ti e em todos os que o rodeavam uma força brutal, e por mais que o "tempo" doa, por mais que a ausencia fisica dele doa, essa força que ele vos depositou, nao conseguirá fracassar.

    Ele continará ao teu lado te dando força e observando as tuas mais sublimes vivencias. Sorrindo contigo, amando cntg...

    E como um discipulo da criação do heroi, lutarei contg para sempre.

    Maninho LINDO estu aqui e estarei cntg para tudo.

    Um grande abraço Amo-te mt

    ResponderEliminar
  2. "As coisas vulgares que ha na vida n deixam saudade, so as lembraçs que doem ou fazem sorrir...
    ha gente k fica na historia na historia da gente e outras de quem nem o nome lembramos ouvir"...

    é assim que Mariza começa o seu fado...fado dela que tantas e tantas vezes é o fado de muitos...

    "ha dias que marcam a alma e a vida da gente"...

    sabes o que vou guardar deste dia? o sorriso do teu pai, o teu sorriso, o teu abraço, as tuas palavras "já está Andreia, já foi...", e o amor, principalmente todo o amor e carinho que brotavam de cada olhar, de cada lagrima, de cada sorriso, de cada um de nos...

    gosto muito de ti amigo...

    brigada por seres o herói que o teu herói sempre desejou...

    beijos grandes e aquele abraço

    ResponderEliminar
  3. Lembras-te de discutirmos sobre o objectivo da vida, plano de Deus, egoísmo, felicidade, etc.?
    Basicamente, toda a gente pensa que o importante é ser feliz!

    Eu continuo com aquela ideia (que até parece estranha à partida) a que podemos chamar de "imortalidade".
    Não interessa se somos felizes nem o que fizemos na vida, mas sim quanto fizemos felizes os outros e o que contribuímos para a vida dos outros.

    Desculpa estar a meter este pensamento filosófico no meio dos teus, mas... dá que pensar... e... «os heróis não morrem».

    Um grande abraço para os dois!

    ResponderEliminar
  4. "O caminho da vida é um plano inclinado: descer é fácil, subir é uma saborosa aventura", sendo que essa aventura terá muito mais valor ao descobrir pessoas como tu que nos ajudam a crescer com os nossos erros e medos, que ajudam a valorizarmo-nos e a encontrarmo-nos!!! Sabes o que me guia??? Eu digo-te... Pessoas como tu que me ajudam a crescer!!!

    Se um dia sentires que não tens voz para dizer o que sentes, quem és e para onde vais... lembra-te que aquilo que não se ouve transmite-se na sinceridade de um olhar!!! Estarei sempre aqui pronto a ajudar-te para ver-te brilhar com esse sorriso!!!

    A vida é deixar-se envolver. É entregar-se ao momento, à sensação, ao sentimento. Vida é gritar bem alto, deixando vir de dentro a alegria de estar amando...assumir de corpo inteiro e não só no pensamento. Vida é amar sem medo!

    Por muito dificil que as coisas sejam nao desistas, porque o que é dificil de se conquistar tb é dificil de se perder.

    Sabes os heróis não partem para sempre... são imortalizados nos corações tocados pelo seu amor... o teu pai estará sempre há distância do querer... Mesmo que ele te pareça longe do mundo acredita que ele está bem perto de ti... ele apenas está do outro lado com um sorriso do rosto por te ver triunfar com esse valor que ele plantou!!!

    ACREDITA...

    No sábado apenas te abracei... não consegui dizer mais nada a não ser "FORÇA" mas sei que sabes sentir o silêncio de um abraço...

    Abraço amigo e conviva (CF995 - fizeste me crescer sabias?
    OBRIGADO)

    ResponderEliminar
  5. - Porque estás assim?
    - Porque gosto muito de ti =)
    Acho que a força que tinha que ser passada o foi no momento certo. Só há uma coisa que ainda falta e que em tudo encaixa com essa frequencia de vida... Irás perceber um dia... Gosto muito de ti meu anjo :D

    * Forcinha! =)

    ResponderEliminar