sábado, 4 de setembro de 2010

(A)MANHÃ

Hummmm… esta manhã sinto-me…
AQUI!

É bom o que estou a sentir… os dedos das mãos, os dedos dos pés, o pescoço a estalar da almofada baixa… Sinto-me um pouco desorientada e prestes a mudar o meu centro de gravidade.
“Espera! Não te levantes depressa, usa a técnica que te ensinaram há sete anos atrás, aquela em que colocas todo o teu peso em cima do teu braço”.

O pulso estala. Estou mesmo aqui, esta manhã.

O tempo fresco faz-me lembrar que posso voltar outra vez para a cama, depois deste mimo e preocupação de acordar alguém querido.
Não me interessa se trabalho, se estou de férias ou desempregada, porque hoje eu estou aqui e estou viva! Mais uma noite passou e mais uma manhã nasceu.

Estranho pensar assim!
Mas tu já pensaste assim.
Pensamentos longínquos que ficaram no tempo, porque estás exageradamente preocupado com as banalidades e preocupações do dia.

Quase te oiço dizer com tristeza:
“Ninguém me quer.”
“Amanhã tenho que ir trabalhar.”
“Pensa bem antes de teres filhos, é muito complicado.”
“Sou mal pago.”
“O país está uma miséria.”
(…)

Ainda permaneces num sono profundo algures entre o que fazes e o que desejas ser e fazer. Mas não consegues seguir em frente, porque algo te está a impedir de seres feliz. Não consegues acordar e permaneces nos sonhos, algures entre aqueles que são pesadelos e outros tantos que não percebes.

Alguns querem-me compreender. Uns pensam que conseguem, outros nunca conseguirão, mas tu, amigo, mesmo sem falares sabes parte daquilo que eu sinto, mas processaste a vida de maneira diferente e seguiste um caminho que não tem nada a ver com o meu.

Tu sabes como é importante acordar todas as manhãs.
Tu sabes como é importante ter saúde.
Tive pena que não estivesses ao meu lado no dia 15 de Agosto, para ouvires aquelas palavras finais.
Mas tu sabes que a carapaça serve para defender da hipocrisia que por aí anda e que a ironia protege algo tão nosso, que pensamos que nos foi roubado, mesmo sabendo de tudo o que Ele nos deu em troca.
Então, o que esperas?
De que tens receio?

Esperaste tanto tempo que já te esqueceste de usar o coração, como quando eras crianças e brincavas nos campos de trigo. Agora usas a cabeça, porque se não o fizeres a sociedade devora-te e tu magoas-te sempre que sobes a tua montanha.
Não tenhas medo! Podes ter receios, sim. É legítimo e faz-te bem para não correres riscos desnecessários.
Mas não tenhas medo de amar, porque o amor é um sentimento puro que cresce com o passar dos anos e quando amamos não temos medo de arriscar, porque tudo aos nossos olhos é possível.

Tu pensas que eu sou romântica? Talvez. Adoro a chuva, as folhas das árvores no chão, o som das ondas do mar, as florestas… adoro tudo o que na natureza tem ciclos, pois representam a renovação.
A vida também tem ciclos e por vezes é necessário fechar uns para nos abrirmos a outros, sem receios e sem medos.
Sabes que Deus tem um plano para ti e que ele é bonito, mas não esperes que ele aconteça. Fá-lo acontecer.

Eu sei que não acordas todos os dias como eu e não sei se isso me faz feliz ou não!
Tenho a certeza que à medida que vou crescendo, vou perdendo pessoas que amo muito, mas a vida não faz sentido se o amor não for puro e intenso e, para ti que acreditas, a esperança e a paz acompanhar-te-ão sempre.
Então, se o amor é tudo isto, sim… talvez seja feliz ao acordar, porque a primeira coisa em que penso não é o facto de estar atrasada para o trabalho, mas sim o estar aqui.
Não passo muito tempo a pensar nisto, mas penso todos os dias que te posso perder e posso já não te ver amanhã, por isso as minhas despedidas são doces e meigas, mas também cheias de recomendações :)

Talvez pense assim pela fase que me encontro, ou então nem todos têm acesso a este sentimento. Talvez aqueles que entregaram a vida nas Suas mãos, verdadeiramente o entendam… que há coisas muito importantes na vida, para serem adiadas… que o amor conjunto é capaz de ultrapassar barreiras e dificuldades… que o amor dá-nos coragem para avançarmos com as decisões que temos em mãos… as mesmas mãos que sinto ao acordar.

Há um tempo atrás todos ficaram fascinados com as declarações do António Feio - “Sejam felizes, não deixem nada por fazer e nada por dizer.” Palavras bonitas que já te esqueceste, porque as ouviste mas não as sentiste. Espero que nunca as tenhas que sentir assim, mas também espero que percebas que, para além de sonhar, é bom concretizar os sonhos, porque não sabemos se há amanhã.
Sabemos que existem muitos amanhãs, porque assim o queremos e assim o sentimos, mas não sabemos mais nada para além disso.

Então, não tenhas medo!
Sim, tu que estás a ler… não tenhas medo, porque a vida vai muito para além daquilo que vês, sentes, ouves e respiras. É um verdadeiro dom, desde o dia que nascemos até ao dia que morremos.
Acorda!
Sente que estás aqui e que tudo o que sonhaste é possível hoje, porque hoje estás viva e o que desejas acontecerá, porque tu mereces ser feliz.

E porque nada acontece por acaso, aqui fica uma frequência de vida, cujo videoclip começa de uma maneira que não poderia ser diferente…



"Morning Yearning", Ben Harper 



http://www.youtube.com/watch?v=rqbcV39Sq1o                                                                                                      






Post: Ana Matos
.
.










Observação: O video têm que carregar no link que acede directamente ao youtube. Este video está bloqueado a incorporação foi desactivada no nosso país, daí só ser possível ver no youtube directamente.

Jorge Valente
.

3 comentários:

  1. Não te conhecia esse lado, mais profundo na escrita!
    mágico, sim senhora!
    A qualidade da nossa vida resume-se, acredito, na nossa capacidade de amar. Mas é-nos tão difícil, não é? ...

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito, real, profundo. Uma ideia romântica? Talvez, mas o romantismo também faz parte da vida, e o que ele acarreta, O AMOR, certamente é a maior força impulsionadora de vida.
    Gosto! :)

    Sofia Tavares

    ResponderEliminar
  3. "...as mesmas mãos que sinto ao acordar..."

    É verdade que me entreguei e vou entregando nas Suas mãos, aquelas que me seguraram e aquelas que me libertam para cometer e viver as maiores loucuras, magias e fantasias.

    Houveram tempos...tempos não muito distantes dos de hoje que por momentos caí na tentação de esquecer a Sua existência e amor. A revolta e a frieza surgiu em mim como acho que até hoje não se tinham mostrado.

    O rosto e o corpo era o mesmo, mas dentro nada igual e de tão diferente tão distante.

    Andei longe, frio, cruel até. Mas neste longe encontrei calor de novo que me foi acalmando e aquela frieza que tinha crescido começou a desaparecer aos poucos. Novos seres humanos lindíssimos visitei e encontrei que na entrega me mostraram que eu ainda existia aqui dentro.

    Sou assim um ser de sentimentos,de loucuras, de emoções...e de um momento para o outro tudo isto tinha desaparecido e surgido a vontade de quase dizer...que se lixe tudo, nada mais a acreditar.

    Afastei-me de algumas pessoas que sempre amei, afastei-me de coisas que fazia e amava fazer para fugir de onde nada mais fazia sentido nesses tempos de ausência de magia e calor.

    Foi na entrega e no carinho de novos ares que voltei a sentir-me e nesses olhares e toques vi e acariciei com ternura a vida de novo.

    Estou com as mesmas mãos de sempre...mas elas estão de novo a trabalhar num corpo que adora viver as aventuras da vida e a loucura das emoções.

    Novas fases da vida começam a respirar-se e tudo é possível porque tu...e também Tu te entregaste a mim da mesma forma sem me conheceres como sempre foi até hoje.

    Poderia dizer o ser mais terreno algo do género...eu conheço a tua realidade e sei o teu caminho, mas tu que me vais conhecendo ao longo do tempo percebes que não é assim e no navegar do mar desta vida eu vou-me descobrindo e tão simplesmente...vivendo.

    Erros...paixões...amor...

    São as misturas para uma vida explosiva de sentimentos e emoções. Na entrega com estas mesmas mãos que sinto hoje voltei a sentir-me e começo de novo aos poucos a respirar e a gostar de o fazer.

    "...há coisas muito importantes na vida, para serem adiadas… que o amor conjunto é capaz de ultrapassar barreiras e dificuldades… que o amor dá-nos coragem para avançarmos com as decisões que temos em mãos… as mesmas mãos que sinto ao acordar..."

    Sem dúvida isto é uma verdade certa que sempre me vai acompanhar em toda a vida.

    Gostei imenso do teu texto, imagens e musica/video.

    Beijos.

    ResponderEliminar